Valve lança beta do cliente Steam para Linux


Uma ótima notícia para os amantes de jogos para o sistema operacional do pinguim: a Valve acaba de lançar a versão beta de sua plataforma online de distribuição de jogos para Linux --- o Steam. Porém, a versão beta somente estará disponível por meio de convites.

 A Valve também informa que tem planos para efetuar testes nos clientes Linux com um "largo grupo de usuários" selecionados entre os diversos participantes da pesquisa que a empresa realizou recentemente em seu portal. Vale ressaltar que, devido aos constantes e crescentes pedidos por parte da comunidade, a Valve antecipou o lançamento de seu programa beta com o intuito de trazer mais rapidamente aos usuários Linux, a sua plataforma de distribuição de jogos. Porém, a plataforma só estará disponível para os usuários da distribuição Ubuntu na versão 12.04 LTS (Long Term Support) ou superior.

 Mas (ainda) não há motivos para revolta. Os empregados da própria companhia chegaram a declarar em plena Ubuntu Developer Summit que os mesmos não tem a intenção de bloquear os usuários Linux de outras distribuições, mas também não informaram quando pretendem liberar o Steam para uso através de outras distribuições Linux. Entretanto, mesmo com o sistema disponível apenas por convites e utilizável somente através do Ubuntu 12.04 LTS ou superior, usuários do Reddit já descobriram uma maneira de enganar o Steam, permitindo que a plataforma de distribuição de jogos possa ser executada sem que os mesmos tenham sido oficialmente convidados a participarem do programa beta de testes.

 Suporte inicial a jogos Atualmente, o cliente Steam para Linux suporta o Team Fortress 2 e mais 20 outros jogos. O cliente também inclui o modo Big Picture, que é uma interface de 10 pés (equivalente a mais de 3 metros) projetado para uso em controladores do tipo console, que possuam telas bem grandes. A Valve também informou que, uma vez que a estabilidade do Steam na plataforma Linux alcance um nível satisfatório, a companhia irá tornar o produto disponível para todo o público em geral. Novos drivers NVIDIA Em paralelo ao lançamento do Steam para Linux, a NVIDIA acaba de disponibilizar novos drivers para a plataforma do pinguim, referentes ao seu cartão de video GeForce R310.

Os drivers já estavam sendo desenvolvidos em coordenação com a Valve, e diversos outros desenvolvedores de jogos, já que a fabricante havia prometido há algum tempo contribuir com o aumento do desempenho de suas placas gráficas para uso no Linux. A NVIDIA ainda afirma que seus drivers são produtos de "praticamente um ano de desenvolvimento" e que os mesmos foram devidamente testados para a versão Linux do Steam.

Conhecimento não é CRIME!

Fonte: Linux Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...